Saiba como obter um certificado digital

21 de novembro - 2014

Para utilizar o emissor de CT-e, o contribuinte deverá dispor de Certificado Digital tipos A1 ou A3 no padrão ICP-Brasil. Recomendamos que seu fornecedor de certificado digital seja consultado quanto à compatibilidade do certificado digital A1 ou A3 com o aplicativo e o sistema operacional do equipamento.

O certificado digital utilizado no Conhecimento de Transporte Eletrônico deverá ser adquirido junto à Autoridade Certificadora credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, devendo conter o CNPJ do estabelecimento ou de sua matriz.

Para maiores informações sobre Autoridades certificadoras, autoridades de registro e prestadores de serviços habilitados na ICP-Brasil, consulte Cadeias da ICP-Brasil.

Para acessar a lista completa de Autoridades Certificadoras clique aqui!

Não é necessário enviar a chave Pública do certificado Digital para a SEFAZ/MS. Basta que elas estejam válidas no momento da conexão e verificação da assinatura digital.

Não é necessário um certificado digital distinto para cada estabelecimento da empresa.

Recomendamos que seja feita pesquisa de mercado, pois o preço e o tempo para a entrega do produto varia entre as AC’s.

O tempo de entrega do certificado digital pode variar de 1 a 8 dias, dependendo da AC escolhida.

Lembramos que a empresa precisa apenas de um único certificado, mesmo que tenha várias filiais, independentemente de estarem ou não interligadas em rede. Neste caso, opte pela aquisição do certificado tipo A1.

Exemplo: Matriz em SP e filial aqui em MS –>> o certificado da matriz pode ser utilizado pela filial.