Novo documento fiscal – CT-e OS

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, outubro 4, 2016 as 10:51 | Voltar

De acordo com o Ato COTEPE 20, DE 1º DE SETEMBRO DE 2016, publicado no Diário Oficial da União em 08/09/2016, instituiu o Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços – CT-eOS – Modelo 67 – estabelecido pelo Ajuste SINIEF 09/07.

O CT-eOS, Modelo 67 substituirá a Nota Fiscal de Serviço de Transporte, Modelo 7, quando utilizado:

  • Por agência de viagem ou por transportador, sempre que executar, em veículo próprio ou afretado, serviço de transporte intermunicipal, interestadual ou internacional, de pessoas;
  • Por transportador de valores para englobar, em relação a cada tomador de serviço, as prestações realizadas, desde que dentro do período de apuração do imposto;
  • Por transportador de passageiro para englobar, no final do período de apuração do imposto, os documentos de excesso de bagagem emitidos durante o mês.

O CT-eOS estará disponível aos contribuintes do ICMS para iniciar os testes a partir das seguintes datas:

Data de início de vigência no Ambiente de Homologação (Ambiente de Testes): 12/12/2016

Data de início de vigência no Ambiente de Produção (Com validade Jurídica): 03/04/2017

Os contribuintes que atualmente utilizam a Nota Fiscal de Serviço de Transporte, Modelo 7, nas situações elencadas acima ficam obrigados ao uso do CT-eOS, Modelo 67, a partir de 1º de julho de 2017.

Portanto, para os contribuintes iniciarem os testes deverão solicitar o Credenciamento online, que se encontra disponível no portal estadual do CT-e, através do banner Credenciamento CT-e OS online.

Importante lembrar que não haverá prorrogação da referida data e que todas as empresas enquadradas nesta obrigatoriedade não poderão emitir o documento em papel (Modelo 7) ao qual o CT-e OS (Modelo 67) estará substituindo.

O Manual de Orientação do Contribuinte contemplando os Schemas e Regras de validação do CT-eOS, Modelo 67 encontra-se disponível para download através do link: Manual de Orientação - CT-e versão 3.00.

Atenciosamente,

Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul

Equipe CT-e

Publicado por: mczaya@fazenda